Ulrich Zwingli

Ulrich Zwingli (1484-1531) foi um teólogo e reformador suíço, líder da Reforma de Zurique. Ele enfatizou a importância da Bíblia e rejeitou muitas das tradições da Igreja Católica.

Zwingli era um pároco de uma aldeia no cantão de Zurique quando passou a ler o Novo Testamento e chegou, de forma independente, às conclusões similares de Lutero.

Para Zwingli, o sacrifício e a morte de Cristo foram um evento, realizado totalmente no tempo, e são válidos e eficazes para sempre. Em consequência, o momento ou ato decisivo para restaurar a relação rompida entre Deus e os homens não reside na fé individual; ao contrário, a fé é uma espécie de reconhecimento e aceitação pessoal de uma reconciliação já realizada. Isso também tem consequências para a compreensão da Ceia do Senhor: é uma refeição simbólica para celebração de lembrança e gratidão do sacrifício de Cristo.

Nomeado pregador da mais prestigiosa igreja de Zurique, Zwingli implantou a Reforma na cidade, mas morreria quando enfrentou os exércitos católicos. Seu legado foi a vertente reformada da Reforma protestante.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário