Shekhinah

Shekhinah ou Shekiná é um conceito na tradição judaica que se refere à presença divina ou glória de Deus. O termo é derivado da palavra hebraica “shakhan”, que significa “habitar” ou “residir”.

De acordo com a mística judaica, a Shekhinah representa um aspecto feminino de Deus e é frequentemente retratada como uma luz radiante ou como uma noiva. Acredita-se que tenha estado presente durante eventos importantes na história judaica, como o Êxodo do Egito e a entrega da Torá no Monte Sinai.

A Shekhinah é frequentemente associada ao Santo dos Santos no Templo de Jerusalém, onde se dizia que residia a presença de Deus. No entanto, após a destruição do Templo, diz-se que a Shekhinah foi para o exílio junto com o povo judeu e acreditava-se que resida entre eles na diáspora.

O conceito de Shekhinah influenciou o pensamento e a adoração judaica, particularmente na Cabala e no hassidismo. Representa a ideia de que a presença de Deus pode ser encontrada no mundo e na vida cotidiana, e é um lembrete da sacralidade da criação e da importância da consciência espiritual.

Há similaridades e dissimilaridades com o entendimento cristão do Espírito Santo. No cristianismo, o Espírito Santo é uma pessoa, juntamente com Deus Pai e Jesus Cristo.

Em contraste, a Shekhina no misticismo judaico não é considerada uma pessoa ou entidade distinta, mas sim um aspecto da presença divina. Se esse aspecto constitui uma hipóstase ou não é ainda debatido.

Apesar dessas diferenças, ambos remetem à ideia da imanência ou presença de Deus no mundo.

BIBLIOGRAFIA

Kaniel, Ruth Kara-Ivanov. The Feminine Messiah: King David in the Image of the Shekhinah in Kabbalistic Literature. Brill, 2021.

VEJA TAMBÉM

Sofia

Espírito Santo

Uma consideração sobre “Shekhinah”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: