Herbert Henry Howard Booth (1862-1926) foi um reformador social britânico e filho de William e Catherine Booth, os fundadores do Exército de Salvação.
H.H.H. Both desempenhou um papel significativo no desenvolvimento do Exército de Salvação no Reino Unido e em todo o mundo, ao mesmo tempo em que foi pioneiro em novas abordagens de serviço social e evangelismo.
As atividades de assistência social de Herbert concentravam-se em abordar as causas profundas da pobreza e da desigualdade social. Ele foi um pioneiro do movimento “slum work”, que envolvia o envio de trabalhadores do Exército de Salvação para viver nas áreas mais pobres das cidades, onde eles poderiam trabalhar ao lado da população local para melhorar suas condições de vida e fornecer-lhes assistência prática.
As atividades internacionais de Herbert foram focadas em expandir a missão do Exército de Salvação para outras partes do mundo. Viajou extensivamente, estabelecendo novas filiais do Exército de Salvação em países como Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Ele também foi uma figura chave no desenvolvimento do Exército de Salvação nos Estados Unidos, onde serviu como comandante nacional da organização de 1904 a 1913.
Ao longo de sua vida, Herbert permaneceu comprometido com a visão de seus pais de usar a igreja para provocar mudanças sociais. Era um orador carismático e um escritor prolífico, e usou sua plataforma para defender reformas sociais e políticas, incluindo o sufrágio feminino e a abolição da pena de morte.
Herbert Henry Howard Booth compôs os hinos Grace there is my every debt to pay, traduzido como Ó irmãos, por fé louvemos a Jesus (149) e Let me love Thee, traduzido como Ó Senhor da glória (276)