Apocalipse Latino de Esdras

O Apocalipse latino de Esdras, também conhecido como “Visão Latina de Esdras”, apresenta-se como o “segundo livro do profeta Esdras”, embora se refira a um profeta Esdras diferente do escriba nas escrituras judaicas. Esta versão de Esdras é retratada como um profeta que viveu várias décadas antes.

A data exata da composição do Apocalipse latino de Esdras permanece incerta, mas pertence à era cristã e exibe uma forte postura antijudaica. Ao contrário do Apocalipse grego de Esdras, este texto não repete o material do Apocalipse judaico, mas se posiciona como uma continuação dele. Seu foco principal é afirmar que Deus abandonou os judeus em favor dos cristãos, enfatizando a aparente superioridade do cristianismo sobre o judaísmo.

No Apocalipse latino, o autor expõe o fim iminente do mundo, retratando uma visão do julgamento divino e o ponto culminante da história humana. A sua natureza apocalíptica, com temas escatológicos, serve para reforçar as convicções teológicas da comunidade cristã a que se destina.

VEJA TAMBÉM

Apocalipse Grego de Esdras

4 Esdras

Apocalipse de Sedraque

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Uma consideração sobre “Apocalipse Latino de Esdras”

Deixe um comentário