Sui ipsius interpres

A frase latina sui ipsius interpres é uma fórmula doutrinária a qual postula que “as Escrituras interpretam as próprias Escrituras”.

Tal princípio hermenêutico popularizou-se com a Reforma, levando à rejeição de autoridades interpretativas externas às Escrituras. Assim, como a Bíblia interpreta a própria Bíblia, acendeu um foco interpretativo no próprio texto ao invés de formulações doutrinárias, tradição ou magistério da igreja.

O avanço da hermenêutica e da linguística do texto revelou certa limitação desse princípio. O contexto — tudo dentro e fora do texto capaz de elucidar o texto — foi reconhecido como crucial para uma acertada interpretação.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário