Os Pseudoepígrafos Eslavos são um conjunto de textos religiosos judaicos extra-bíblicos que foram preservados e transmitidos principalmente em traduções eslavas. A maioria desses materiais chegou às terras eslavas através do Império Bizantino, que exerceu forte influência na formação da literatura eslava. Esses textos eram frequentemente incorporados em coleções maiores, como crônicas históricas (Paleias), cronógrafos e compilações morais e litúrgicas, muitas vezes sem uma distinção clara entre materiais canônicos e não canônicos.
Muito dessas obras tem origem judia, mas foram transmitidos por copistas cristãos, afetando seu conteúdo nesse processo. Boa parte estão no idioma eslavo eclesiástico. A transmissão dos Pseudoepígrafos Eslavos dentro de coleções cristãs resultou em edições, abreviações e rearranjos, dificultando a identificação da proveniência e propósito originais dos textos. Estudos recentes buscam distinguir as diferentes camadas de transmissão e adaptação desses materiais no contexto literário eslavo.
Essas obras foram preservadas e utilizada principalmente em contextos monásticos. A recepção de algumas delas beira à canonicidade. Muitos as consideravam autênticas, mas no geral eram lidas para edificação privada. Contudo, foram consideradas heréticas pela Igreja Ortodoxa Russa.
Principais Obras:
Entre os Pseudépigrafos Eslavos, destacam-se:
- 2 Enoque: Uma obra que descreve a ascensão celestial de Enoque e sua metamorfose perto do Trono da Glória, combinando elementos de apocalipse e testamento.
- 2 Enoque
- 3 Baruque
- 4 Baruque
- A Ascensão de Isaías
- A Escada de Jacó: Uma interpretação do sonho de Jacó sobre a escada, contendo tradições judaicas do primeiro século dC.
- A História da Criação de Adão por Deus
- A Palavra do Abençoado Zorobabel
- Ahiqar
- Apocalipse de Abraão: Um texto que narra a rejeição de Abraão aos ídolos e sua ascensão ao céu, onde recebe revelações sobre mistérios celestiais e escatológicos.
- Apocalipse de Zósimo
- Círculo sobre a Árvore da Cruz
- Discursos dos Três Hierarcas
- Fragmentos Pseudo-Daniel
- Fragmentos sobre Melquisedeque
- Fragmento “Sobre a Criação”
- Fragmento “Sobre o Dilúvio”
- Fragmento “Setenta Nomes de Deus”
- José e Asenate
- Lenda sobre o Mar da Tiberíades
- Livro de José
- Obras e Tradições Pseudépigrafas Judaicas em Meios Eslavos
- O Octógono de Adão
- O Sermão de Adão no Hades a Lázaro
- Os Testamentos dos Doze Patriarcas
- Palea Cronográfica
- Palea Histórica
- Palea Interpretativa
- Testamento de Abraão
- Testamento de Jó
- Vida de Moisés
- Vida Eslava de Adão e Eva: Uma versão eslava dos livros de Adão, com material exclusivo sobre a criação e a queda dos protoplastas.
BIBLIOGRAFIA
Kulik, Andrei. Retroverting Slavonic Pseudepigrapha: Toward the Original of the Apocalypse of Abraham. Society of Biblical Literature, 2004.
Orlov, Andrei A. From Apocalypticism to Merkabah Mysticism: Studies in the Slavonic Pseudepigrapha. Brill, 2006.
Stone, Michael E. A History of the Literature of Adam and Eve. Scholars Press, 1992.
Tihonravov, Nikolai S. Памятники отреченной русской литературы. 2 vols. São Petersburgo/Moscou, 1863.
Turdeanu, Emil. Apocryphes slaves et roumains de l’Ancien Testament. Brill, 1981.
