Paulo

Paulo, Παῦλος, nome que significa pouco; também chamado de Saulo (Atos 13: 9), chamado de o apóstolo dos gentios, foi um dos propagadores e articuladores doutrinários da fé cristã nos meados do século I.

Em algumas passagens de suas cartas, Paulo revela dados biográficos. O livro de Atos dedica considerável parte para narrar sua vida e missão.

Judeu da tribo de Benjamim (Fl 3,5), Paulo nasceu em Tarso, na região da Cilícia (At 9,11; 21,39; 22,3), de cidadania romana (Atos 16:37, 38; 22:25-29), teve um chamado por Cristo (Gl 1: 13-17); suas viagens a Jerusalém (Gl 1: 18-2: 14); e as agruras que sofreu (2Cor 11, 23-29). O livro de Atos inclui discursos com resumos de sua própria biografia (At 22:1-21; At 26:2-23).

Paulo foi um fariseu leal à tradição judaica e inicialmente perseguiu os cristãos até que ele teve um encontro com o Cristo ressuscitado. Tornou-se missionário, concentrando seus esforços no ministério aos gentios, a quem ele acreditava que poderiam receber a graça de Deus em pé de igualdade com os judeus, ou seja, pela fé em Cristo.

Quase metade dos escritos do Novo Testamento (treze de vinte e sete) são atribuídos a ele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: