Margery Kempe

Margery Kempe (c. 1378-depois de 1438). Pregadora e mística inglesa, cuja memória deve-se à sua autobiografia The Book of Margery Kempe.

Kempe casou-se e tornou-se mãe de 14 filhos durante sua vida. Depois de sofrer uma depressão pós-parto e uma sucessão de fracassos nos negócios, ela passou uma experiência de conversão. Revestida de dons da palavras de conhecimento, chorava, sentia a presença divina como um fogo. Ao retornsr de uma peregrinação à Terra Santa manifestava com “rugidos” nos cultos — o que pode ser descrito como glossolalia.

Na época o movimento dos lolardos propagavam o ensino bíblico e a pregação leiga. Semelhante aos lolardos, Kempe percorreu a Inglaterra ensinando, conversando e conclamando ao arrependimento.

Questionada pelo Arcebispo de Yorque, o segundo na hierarquia da Igreja da Inglaterra, Kempe defendeu seu dever de proclamar o evangelho. O clero pressionava para que ela fosse queimada como herege. O arcebispo começou a inquirição: “Ouvi dizer que você é uma mulher muito má.” Margery, confiante que obedecia ao mandado de Deus, respondeu: “Também ouvi dizer que você é um homem mau. E se você for tão perverso quanto as pessoas dizem, nunca chegará ao céu, a menos que se arrependa enquanto estiver aqui.”

Os resultados de suas pregações são notórias. Um certo Thomas Marchale ficou totalmente comovido com lágrimas quando “nosso Senhor visitou seu coração com graça”. Estando no campo, ele chorou e caiu. Um dos padres que a baniu de sua igreja depois foi ler o Evangelho na missa quando “nosso Senhor também o visitou… com tanta graça e tanta devoção… que ele chorou espantosamente”.

Analfabeta, Kempe ditou seu livro a escribas. Indagada de onde veio o conhecimento com qual pregava, Margery reividicava a guia do Espírito Santo.

O livro aparentemente teve popularidade no século XV, mas somente seria encontrado em 1912 e publicado em 1940. É uma das mais antigas autobiografias em língua inglesa.

BIBLIOGRAFIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: