Berenice

Berenice, outras variantes Bernice e Verônica, em hebraico בְּרֵנִיקֵה.

Foi casada com Herodes de Cálcis, irmão de seu pai. Após a morte dele, em 48 d.C., Berenice aparentemente manteve um relacionamento incestuoso com seu irmão, com quem ouviu Paulo enquanto ele era prisioneiro em Cesareia (Atos 25:13-26:30-32). Em 64, ela casou-se com Polomon da Cilícia, mas depois o abandonou para continuar seu caso incestuoso.

Quando Tito Flávio Vespasiano veio para a Palestina, ela tornou-se sua amante e depois o seguiu até Roma, causando um escândalo.

Também é mencionada em Flávio Josefo e sua vida é descrita em detalhes nas obras do historiador romano Tácito.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário