Teodoreto de Ciro ou Cirro (c. 393–c. 458) foi um bispo e teólogo sírio conhecido por seus escritos sobre a doutrina e história cristãs, incluindo “História Eclesiástica”.
Nasceu em Antioquia, na Síria, tornou-se bispo de Cirro, uma pequena cidade perto da fronteira entre a Síria e a Anatólia.
Teodoreto fez extensos comentários bíblicos, que cobrem a maior parte do Antigo e do Novo Testamento. Sua abordagem da exegese foi em grande parte literária e retórica, salientando aspectos de história e gramática. Buscava firmar uma relação entre o Antigo e o Novo Testamento, e via o último como o cumprimento do primeiro. Seu trabalho antecipa muito das críticas canônica e histórico-crítica.
Além de seus comentários, Teodoreto envolveu-se sobre questões teológicas e doutrinárias. Ele era um defensor do Credo Niceno e da doutrina ortodoxa da Trindade, e se envolveu em polêmicas contra várias heresias de seu tempo, incluindo o Nestorianismo e o Eutiquianismo. Foi contra a doutrina do pecado original tal como estava sendo formulada no ocidente por Agostinho diante da controvérsia de Pelágio. Envolveu-se em controvérsias com Cirilo de Alexandria e manteve uma posição moderada em relação a Nestório.
BIBLIOGRAFIA
Vranic, Vasilije. The constancy and development in the Christology of Theodoret of Cyrrhus. Brill, 2015.
Young, Frances M. Biblical Exegesis and the Formation o f Christian Culture. Cambridge: Cam bridge University Press, 1997.