Período Persa

Época entre 539 a.C. e 330 a.C. em que os persas dominavam em todo o Oriente Próximo, também chaamdo de período aquemênida devido o nome da dinastia. Nesse período, os israelitas foram permitidos retornarem e reconstruírem suas instituições na terra de Judá (Yehud era o nome persa para a região), embora muitos continuaram a viver na Diáspora.

O império persa começou com a conquista do reino da Média, igualmente de origem iraniana, por Ciro II por volta de 550 a.C, e terminou em 330 a.C com a morte de Dario III e a conquista de Alexandre da Macedônia. Em sua maior extensão, o Império Persa se estendia da Líbia na África, do rio Danúbio na Europa até o rio Indo e Sogdiana, na Índia.

A vitória de Ciro sobre Nabonido da Babilônia em 539 a.C e marcou a libertação dos hebreus do exílio na Babilônia. O Segundo Templo foi construído em Jerusalém e outros pelo império persa. A guarnição judaica em Elefantina no Egito constitui uma fonte histórica importante para esse período. A língua aramaica passou a ser adotada largamente por todo o Antigo Oriente Próximo, substituíndo o acadiano como língua literária e franca.

Vários textos bíblicos estão situados nesse período, como Ageu, Zacarias, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias, Ester e Daniel. Adicionalmente, vários outros textos bíblicos passaram por substanciais edições nesse período.

Uma consideração sobre “Período Persa”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s